Subindo o rio

A nossa viagem ao vale do Douro

Na sexta-feira passada decidimos levar Marselha e Bruni, e subir o rio Douro com a família completa, incluindo os avós.

O início do Outono é um dos melhores, se não O melhor momento para fazer uma viagem de motorhome! A maioria dos dias ainda são ensolarados, as temperaturas são muito boas (chegamos aos 28º à noite!) e não há assim tantos turistas.

Saímos na sexta-feira à noite. Pouco antes de começar, colocamos os miúdos a lavar os dentes e a usar o pijama. O mais novo foi dormir para o beliche inferior, o mais velho foi para a nossa cama ver um filme, enquanto nós começamos a nossa curta viagem do Porto até Peso da Régua (ou simplesmente Régua).

Parte da viagem foi na auto-estrada, por isso fiquei contente por fazê-lo à noite, já que tivemos uma viagem mais tranquila com as crianças dormindo e sem trânsito nenhum. Chegámos à Régua pouco antes da meia-noite. Após alguns minutos de estacionamento, dormimos todos com o som do rio Douro a correr lá fora.

A Régua, para além de ser um destino turístico muito conhecido, especialmente porque toda a sua tradição no Vinho do Porto, tem um dos melhores e gratuitos lugares de estacionamento em autocaravana. Muito perto do rio, perto da velha ponte, há espaço para mais de 30 autocaravanas, com todo o conforto, desde água limpa gratuita e instalações de resíduos químicos para WC.

Depois de acordarmos e tomarmos o nosso pequeno-almoço completo - que deve incluir sempre ovos mexidos, torradas, chá e chocolate quente; com uma vista deslumbrante para o rio Douro e ouvindo alguma música, vestimo-nos e fomos dar um pequeno passeio de bicicleta.

 

Se ainda não mencionei, as bicicletas são as que mais têm para qualquer viagem em autocaravana, especialmente se forem eléctricas :D. Você pode estacionar a autocaravana em qualquer lugar e ir visitar / viajar / fazer compras de bicicleta.

Desde o parque da autocaravana até ao centro, há uma pista para bicicletas que segue o rio, com alguns parques infantis no meio. Fomos visitar o "Museu do Douro", que está situado num belo edifício e tem algumas exposições relacionadas com o Vinho do Douro e as suas tradições.

A nossa próxima paragem foi o Pinhão, uma aldeia muito pitoresca, localizada na margem norte do rio Douro, no centro da região vinícola e no local onde se localizam as propriedades vinícolas.

A paisagem do Pinhão é classificada pela UNESCO como um património cultural da humanidade, e quando a visitar, compreenderá porquê! As vinhas, em escada, de frente para o rio douro, proporcionam uma pintura visual que nunca esquecerá.

 

 

Os avós, que estavam a viajar no Bruni, vão ter connosco ao Pinhão. Juntos percorremos as fantásticas paisagens do Douro, passando pelo porão da cidade de Ferradosa.

No final do dia, seguimos para Torre de Moncorvo - uma cidade muito pequena, com uma bonita praça e um restaurante muito bom - o Lagar, localizado no outro lado da igreja. Este restaurante serve pratos tradicionais portugueses, como o Codefish, o Octopus e, não tão tradicionais mas incrivelmente saborosos, o javali.

Para passar a noite, fomos à Foz do Sabor, um lugar mágico onde o Rio Sabor se encontra com o Rio Douro. É um dos melhores locais para passar a noite no Douro - pode estacionar com uma vista deslumbrante sobre as janelas, onde pode ver os barcos de turismo a subir o rio. É um local muito verde para levar as mesas e cadeiras - que disponibilizamos gratuitamente 😉 e tomar um pequeno-almoço ou almoço.

Passamos o resto do dia a desfrutar do fantástico tempo, apanhar sol, nadar no rio, brincar com os cães... estes são verdadeiramente os melhores momentos de estar de férias na selva!

Sem reparar, o tempo passou e, no final do domingo, era tempo de voltar e planear a nossa próxima viagem para encontrar mais pedras preciosas escondidas que Portugal tem para oferecer.

Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.